domingo, 2 de agosto de 2015

A sopa do Popeye (Sopa de Espinafre)


Quem nunca ouviu a história de que comer espinafre deixa mais forte? Esta história ganhou importância com o personagem Popeye que fez parte de minha infância sendo o espinafre um dos meus vegetais preferidos. Farei diversas receitas com espinafre (sopa, bolinho, omelete, lasanha, panqueca, dentre outras). Aqui em casa até os gatos comem espinafre. (vídeo da lindinha). Hoje teremos uma receita de sopa, e também um pouco sobre a história do Popeye? Confira o vídeo!



Sopa de Espinafre
Ingredientes
500 g de batata
1/2 maço de espinafre
2 linguiças paio (pode ser também calabresa ou portuguesa)
1 cebola
alho
pimenta
noz moscada
e sal à gosto
1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo
1. Corte as batatas em cubos e cozinhe em água fervente.
2. Em água fervente coloque as folhas de espinafre aos poucos, até murcharem. Em seguida retire da água.
3. Coloque no liquidificador: as folhas de espinafre cozidas, uma cebola, o alho e um pouco da batata cozida e bata bem.
4. Em uma panela funda, coloque a linguiça paio cortada em cubos e refogue.
5. Acrescente os espinafre batido, o sal, a pimenta e a noz moscada à gosto, o restante das batatas e cozinhe por uns 5 minutos. 
6. Acrescente o creme de leite e está pronto.

Há indícios de que o consumo do espinafre tenha surgido na antiga Pérsia (hoje Irã), chegado à China no século 7  como um presente do rei do Nepal e alcançado a Europa no século 11, quando os mouros levaram-no para a Espanha.
Conta a história que o vegetal era o alimento favorito de Catarina de Médici e que, quando ela deixou a Itália para se casar com o rei da França, pediu permissão para levar seus cozinheiros que sabiam preparar bem receitas com espinafres.
Já nos anos 40 do século 20, o espinafre se firmaria junto à comunidade científica como um dos alimentos mais nutritivos que existem. Foi de suas folhas que se deu o isolamento e caracterização do ácido fólico (vitamina B9).
Nutrientes presentes em uma porção de 100 g de espinafre cru:


O espinafre deve ser cozido por pouco tempo e com pouca água (ou preferencialmente no vapor) para manter suas propriedades nutricionais e o sabor. Mantenha-o no fogo somente pelo tempo necessário para murchar um pouco as folhas.

Bibliografia:
1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Popeye

2. http://www.texasescapes.com/SouthTexasTowns/Crystal-City-Texas.htm

3. http://www.texasescapes.com/MikeCoxTexasTales/146PopeyeComesToTexas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário